Revolução Industrial/análise de imagens!


Blog

*Roteiro de aulas*

Nome da professora: Prof. Marleusa
Disciplina: História
Série destino: 8° A, B e C
Quantia de aulas previstas: 8 aulas 
Habilidades trabalhadas: Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. 
Dia da aula no CMSP: Quarta feira 11h30 ao 12h
1 - Tema: Revolução Industrial
2 - Recursos materiais: Atividades online: Vídeos, Questões objetivas, análise de imagem e produção textual.
3 - Material impresso necessário: 
4 - Data de entrega da atividade: 30/04
5 - Avaliação: Somativa, Formativa e continua.
6 - Meio eletrônico de entrega: Email (professoramarleusa@gmail.com) e Whatsapp ( 11 98879-8359)
7 - Horário de atendimento aos alunos: de Segunda a quinta, das 13h00 às 19h00.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
HISTÓRIA GERAL
A Revolução Industrial teve início de maneira pioneira na Inglaterra, no século XVIII, e causou grandes transformações nas relações de trabalho e no sistema de produção.

  
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.


A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo aos ingleses pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765. O historiador Eric Hobsbawm, inclusive, acredita que a Revolução Industrial só foi iniciada de fato na década de 1780|1|.



Uma das principais invenções da Primeira Revolução Industrial foi a locomotiva a vapor.

O avanço tecnológico característico da Revolução Industrial permitiu um grande desenvolvimento de maquinário voltado para a produção têxtil, isto é, de roupas. Com isso, uma série de máquinas, como a “spinning Jenny”, “spinning frame”, “water frame” e a “spinning mule”, foram criadas para tecer fios. Com essas máquinas, era possível tecer uma quantidade de fios que manualmente exigiria a utilização de várias pessoas.

Posteriormente, no começo do século XIX, o desenvolvimento tecnológico foi utilizado na criação da locomotiva e das estradas de ferro, que, a partir da década de 1830, foram construídas por toda a Inglaterra. A construção das estradas de ferro contribuiu para ampliar o crescimento industrial, uma vez que diminuiu as distâncias, ao tornar as viagens mais curtas, e ampliou a capacidade de locomoção de mercadorias.

O desenvolvimento das estradas de ferro aproveitou aprosperidade da indústria inglesa, uma vez que os financiadores de sua construção foram exatamente os capitalistas que prosperaram na Revolução Industrial. Isso porque a indústria inglesa não conseguia absorver todo o excedente de capital, fazendo com que os investimentos nas estradas de ferro acontecessem.

Acesse também: Revolução Francesa — acontecimento também do séc. XVIII que foi um marco na história da humanidade


O trabalhador na Revolução Industrial
A Revolução Industrial também gerou grandes transformações no modo de produção de mercadorias. Antes do surgimento da indústria, a produção acontecia pelo modo de produção manufatureiro, isto é, um modo de produção manual que utilizava a capacidade artesanal daquele que produzia. Assim, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.

Com a maquinofatura, não era mais necessária a utilização de vários trabalhadores especializados para produzir uma mercadoria, pois uma pessoa manuseando as máquinas conseguiria fazer todo o processo sozinha. Com isso, o salário do trabalhador despencou, uma vez que não eram mais necessários funcionários com habilidades manuais.

Isso é evidenciado pela estatística trazida por Eric Hobsbawm que mostra como o salário do trabalhador inglês caiu com o surgimento da indústria. O exemplo levantado foi Bolton, cidade no oeste da Inglaterra. Lá, em 1795, um artesão ganhava 33 xelins, mas, em 1815, o valor pago havia caído para 14 xelins e, entre 1829 e 1834, esse salário havia despencado para quase 6 xelins |2|. Percebemos aqui uma queda brusca no salário e esse processo deu-se em toda a Inglaterra.

Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros.

Não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores e constantemente acidentes aconteciam. O acidente mais comum era quando os trabalhadores tinham seus dedos presos na máquina, e muitos os perdiam. Os trabalhadores que se afastavam por problemas de saúde poderiam ser demitidos e não receberiam seu salário. Só eram pagos os funcionários que trabalhavam efetivamente.

Essa situação degradante fez com que os trabalhadores mobilizassem-se pouco a pouco contra seus patrões. Isso levou à criação das organizações de trabalhadores (mais conhecidas no Brasil como sindicatos) e chamadas na Inglaterra de trade union. Os trabalhadores exigiam melhorias salariais e redução na jornada de trabalho.

Leia o texto sobre a Revolução Industrial e responda as questões:

1 - ONDE E QUANDO TEVE INÍCIO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? 

2 - QUAIS AS TRANSFORMAÇÕES QUE VIERAM COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII? 

3 - QUAIS AS CAUSAS DO NASCIMENTO DA INDUSTRIA NA ECONOMIA MUNDIAL? 

4- O QUE CONTRIBUIU PARA QUE A INGLATERRA FOSSE A PIONEIRA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? 

5 - QUAIS AS INVENÇÕES DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? 

6 - QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DA LOCOMOTIVA E DAS ESTRADAS DE FERRO?

7 - EXPLIQUE COMO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TRANSFORMOU O MODO DE VIDA DOS TRABALHADORES? 

8 - PROCURE O CONCEITO DE ARTESANATO MANUFATURA E MAQUINOFATURA.

9 - EXPLIQUE COMO A MAQUINOFATURA MODIFICOU A VIDA DOS TRABALHADORES.

10 - PRODUÇÃO TEXTUAL: 
LEIA OS QUATRO ÚLTIMOS PARÁGRAFOS DO TEXTO E FAÇA SUA PRODUÇÃO TEXTUAL DEMONSTRANDO O PENSAMENTO DO HISTORIADOR ERIC HOBSBAWM SOBRE A VIDA DO TRABALHADOR INGLÊS COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
OBSERVE AS IMAGENS, ESCOLHA UMA QUE ESTÁ RELACIONADA A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E FAÇA UMA PESQUISA SOBRE A MESMA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ILUMINISMO "SÉCULO DAS LUZES" / ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROFESSORA MARLEUSA 8 A B e C

Matemática 8º A, B,C , D – Professora: Gilmara Cristina 2ª Atividade do 4º Bimestre 22/11 á 02/12 (Alunos no Remoto)