Eletiva (Música) - 8º ano B - Prof. Ivanilda - 2º Bimestre
- Professora: Ivanilda
- Disciplina: Eletiva
- Série destino: 8ºB
- Quantia de aulas previstas : 4
- Componente Curricular: MÚSICA
- Elementos da Linguagem: Os Parâmetros sonoros
- Habilidades trabalhadas: Relacionar e refletir sobre as funções da música na sociedade, reconhecendo e compreendendo a influência da indústria cultural e do consumo da música na contemporaneidade.
- Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.
- Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.
- Tema: Contextos e Práticas: A indústria cultural da música; Aspectos dos processos de produção musical e seu consumo.
- Data de entrega da atividade: 17/05/21
- Meio eletrônico de entrega: - -E-mail: prof.ivanilda@hotmail.com
- -Whatsapp: 930751378
ATIVIDADE I
A música funcional está a serviço dos mais diferentes setores da sociedade, sendo amplamente influenciada pela indústria cultural e pelos anseios populares, desde música para eventos até músicas voltadas para as transmissões radiofônicas ou programas de streaming.
1. Qual estilo/gênero de música você gosta?
2. Você costuma ouvir música a partir de qual dispositivo: celular (mp3, spotfy, deezer, Youtube), rádio, gravações em aparelhos de som (cd, DVD, discos, fitas k7...)?
3. Além de você, quais pessoas na sua casa ouvem música, qual estilo/gênero?
4. Para você, qual a importância da música na nossa sociedade?
5. Você acredita que a música pode influenciar as pessoas? Explique
ATIVIDADE II
Faça uma breve pesquisa sobre O que é Indústria Cultural e como ela é capaz de influenciar o seu gosto musical?
ATIVIDADE III
Selecione uma música instrumental de sua escolha e ouça-a livremente, apreciando-a atentamente.
Faça uma nova escuta observando dois dos parâmetros sonoros: altura (sons agudos “finos” e sons graves “grosso”); intensidade (forte, médio, piano “fraco”);
Em seguida, no espaço abaixo, em forma de representação gráfica (desenho), faça o registro do trecho que você considerou mais significativo com atenção aos parâmetros indicados:
* Como exemplos de representação gráfica de forma animada, você pode acessar os links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc
https://www.youtube.com/watch?v=oOpWNtF9wT8
Comentários
Enviar um comentário