Eletiva (Música) - 8º ano B - Prof. Ivanilda - 2º Bimestre

 


  • Professora: Ivanilda
  • Disciplina: Eletiva
  • Série destino: 8ºB
  • Quantia de aulas previstas : 4
  • Componente Curricular: MÚSICA
  • Elementos da Linguagem: Os Parâmetros sonoros
  • Habilidades trabalhadas: Relacionar e refletir sobre as funções da música na sociedade, reconhecendo e compreendendo a influência da indústria cultural e do consumo da música na contemporaneidade.
  •  Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.
  • Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.
- Tema: Contextos e Práticas: A indústria cultural da música; Aspectos dos processos de produção     musical e seu consumo.

- Data de entrega da atividade: 17/05/21

 - Meio eletrônico de entrega: 
  • -E-mail: prof.ivanilda@hotmail.com
  • -Whatsapp: 930751378



ATIVIDADE I

A música funcional está a serviço dos mais diferentes setores da sociedade, sendo amplamente influenciada pela indústria cultural e pelos anseios populares, desde música para eventos até músicas voltadas para as transmissões radiofônicas ou programas de streaming.


1. Qual estilo/gênero de música você gosta?


2. Você costuma ouvir música a partir de qual dispositivo: celular (mp3, spotfy, deezer, Youtube), rádio, gravações em aparelhos de som (cd, DVD, discos, fitas k7...)?


3. Além de você, quais pessoas na sua casa ouvem música, qual estilo/gênero? 


4. Para você, qual a importância da música na nossa sociedade? 


5. Você acredita que a música pode influenciar as pessoas? Explique 


ATIVIDADE II

Faça uma breve pesquisa sobre O que é Indústria Cultural e como ela é capaz de influenciar o seu gosto musical?



ATIVIDADE III


Selecione uma música instrumental de sua escolha e ouça-a livremente, apreciando-a atentamente.

Faça uma nova escuta observando dois dos parâmetros sonoros: altura (sons agudos “finos” e sons graves “grosso”); intensidade (forte, médio, piano “fraco”);

Em seguida, no espaço abaixo, em forma de representação gráfica (desenho), faça o registro do trecho que você considerou mais significativo com atenção aos parâmetros indicados:

* Como exemplos de representação gráfica de forma animada, você pode acessar os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc 



https://www.youtube.com/watch?v=oOpWNtF9wT8








Comentários

Mensagens populares deste blogue

ILUMINISMO "SÉCULO DAS LUZES" / ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROFESSORA MARLEUSA 8 A B e C

Revolução Industrial/análise de imagens!

Matemática 8º A, B,C , D – Professora: Gilmara Cristina 2ª Atividade do 4º Bimestre 22/11 á 02/12 (Alunos no Remoto)