Prof Neide - Ciências - 8° anos C e D - data: 23/06 a 02/07 - 6 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Nome:________________ n°_____ série______
Prof Neide          Ciências        6 aulas
Data: 23/06 a 02/07
2°bimestre

Recuperação e Aprofundamento
Habilidades:
- Utilizar o conhecimento de calor e temperatura para entender a importância do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra.
- Relacionar grandezas elétricas ao consumo de energia e os equipamentos elétricos.
- Compreender o funcionamento do motor elétrico, diferenciar conceitos, classificar equipamentos, conhecer a energia mecânica e associar sua utilização e importância para obter outras modalidades de energia.

Atividade 1: Equilíbrio termodinâmico e Os aparelhos elétricos

A) Equilíbrio termodinâmico: Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Designa também a quantidade de energia térmica transferida em tal processo.
Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.
O equilíbrio térmico, também chamado de equilíbrio termodinâmico, é quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura. Este conceito da termodinâmica está relacionado com a transferência de calor espontânea (energia térmica) que ocorre entre dois corpos em contato.
              Sistemas termodinâmicos
sistema pode ser definido como: abertofechado ou isolado. Quando o sistema é aberto, há transferência de massa e energia entre o sistema e o meio externo. No sistema fechado há apenas transferência de energia (calor), e quando é isolado não há trocas.

Questões
1- Em relação ao fenômeno do equilíbrio térmico, assinale a alternativa incorreta:

a) O calor flui dos corpos mais quentes em direção aos corpos de menor temperatura.

b) O equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos encontram-se a mesma temperatura.

c) O calor flui espontaneamente entre corpos com diferentes temperaturas.

d) O equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos recebem a mesma quantidade de calor.


2-(UFP-RS) Considere as afirmações a seguir:

I. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma quantidade de calor.
II. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma temperatura.
III. Calor é transferência de temperatura de um corpo para outro.
IV. Calor é uma forma de energia em trânsito.

Das afirmações acima, pode-se dizer que:

a) I, II, III e IV são corretas
b) I, II, III são corretas
c) I, II e IV são corretas
d) II e IV são corretas


B) Os aparelhos elétricos: existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.
As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.
Uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue. As mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico). Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado “terra“.
Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.
Capacitores são dispositivos eletrônicos usados para o armazenamento de cargas elétricas, sendo os capacitores de placas paralelas o tipo mais simples.
Um gerador elétrico é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química, ou outra forma de energia em energia elétrica.
A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade. Durante esse processo, grande parte da energia elétrica é transformada em calor.

Questões
1- Em nosso dia a dia, fazemos uso de diversos aparelhos conectados a baterias e tomadas. Que tipo de energia tem na pilha ou na bateria que se transforma em elétrica?

2- O ferro de passar roupa transforma a energia elétrica em energia térmica e calor. Como chama o circuito elétrico dentro do ferro de passar que faz essa transformação?
a) resistor
b) capacitor
C) gerador

3- Sabemos que há aparelhos que transformam energia elétrica em energia luminosa como as lâmpadas. Qual material há na lâmpada que faz essa transformação? 



Atividade 2: Eletricidade, bateria e carga elétrica
- assistir o vídeo para responder as questões.
https://youtu.be/JtttnL28m3Q

Questões
1- O que é corrente elétrica?
2- Qual material é bom condutor de eletricidade? Qual material é isolante elétrico?
3- Como ocorre a corrente elétrica? O que é volts?
4- Qual é a tensão elétrica da pilha? Qual é a tensão elétrica da tomada?
5- Qual é a diferença entre a corrente elétrica da pilha e da tomada? Explique.
6- A corrente elétrica é medida em amperes. O que é amperes?
7- O que é resistência elétrica? Quais são os fatores que interferem na resistência elétrica? 
8- O que é resistor? Qual é a unidade de medida da resistência elétrica?
9- Qual é a relação entre o resistor e o efeito joule? Onde é usado o efeito joule?
10- O que é potência elétrica? Qual é a unidade de medida de potência elétrica? Qual é a fórmula para calcular o watts?
11- Qual é a relação entre os amperes e a espessura do fio elétrico? Para que serve a tomada de 20 amperes?
12- Vamos pensar sobre os processos de produção, consumo e descarte das pilhas ou baterias. Por que as pilhas ou baterias não devem ser descartadas no lixo comum?


Atividade 3: Motor elétrico, Condutores, resistores, capacitores e Energia mecânica.

A) Motor elétrico
*energia mecânica é uma energia capaz de produzir movimento.
            

              Tipos de motores elétricos


B) Condutores, resistores e capacitores

- Condutores elétricos

- Resistores elétricos

- Capacitores elétricos

C) Energia mecânica

- energia cinética

- energia potencial gravitacional

- energia potencial elástica

Questões
1- Assinale o eletrodoméstico que não funciona a base de motor:
A) aspirador
B) geladeira
C) líquidificador
D) fogão a gás
E) ventilador

2- Assinale o aparelho que não funciona a base de resistor, ou seja, não transforma energia elétrica em energia térmica.
A) ferro de passar
B) chuveiro
C) carrinho de controle remoto
D) chapinha
E) cafeteira

3- Assinale a alternativa que apresenta exemplo de energia potencial elástica:
A) automóvel em movimento
B) mola
C) usinas hidrelétricas
D) água corrente
E) uma pessoa na sacada de um prédio



Orientações
- fazer a leitura dos textos para responder as questões
- copiar somente as questões no caderno, responder e enviar foto para o e-mail neidebarbosa782@yahoo.com
- usar somente caneta azul e/ou preta ou lápis
- enviar a atividade com a letra legível e com a imagem nítida
- não esquecer de colocar nome, número, série e título nas atividades.
- data de entrega até 02/07
- nota de 0 a 3 pontos
- dúvidas pelo WhatsApp 964335257 de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30



Comentários

Mensagens populares deste blogue

ILUMINISMO "SÉCULO DAS LUZES" / ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROFESSORA MARLEUSA 8 A B e C

Revolução Industrial/análise de imagens!

Matemática 8º A, B,C , D – Professora: Gilmara Cristina 2ª Atividade do 4º Bimestre 22/11 á 02/12 (Alunos no Remoto)