Professora Daniela- História Turma 8º ano D Atividades 4º Bimestre
Olá, queridos alunos tudo bem?
Sejam todos Bem vindo a nossa aula virtual.
Em nossa aula de hoje, iniciaremos os conteúdos do 4° Bimestre.
Nossa aula tem relação com o conteúdo apresentado pelo CMSP no dia 13/10/2021.
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da Unidade escolar, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador
Data de entrega da atividade: até 04/11
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
EMAIL: dani_souza_moreira@hotmail.com
Whatsapp: 985292771
Habilidade: Explicar o significado de "modernidade"e suas lógicas de inclusão e exclusão com base em uma concepção europeu
O eurocentrismo na história
Os importantes marcos do início do eurocentrismo são a colonização, a construção das Américas e o capitalismo moderno. A partir desses processos, países da Europa impuseram ao resto do mundo a sua cultura, sua economia e seu poder militar. Com isso, a própria História passa a ser contada a partir de uma visão eurocêntrica. Por exemplo, é comum ouvirmos que europeus “descobriram” o continente americano. Inclusive, o nome “América” advém de Américo Vespúcio, um explorador italiano que supostamente teria chegado primeiro ao continente. Entretanto, o continente não foi descoberto pelos europeus – ele já era habitado por uma diversidade de sociedades. Certamente, a descoberta foi uma novidade somente para os próprios europeus que, na verdade, invadiram e impuseram seu poder às populações locais. Mais tarde, emergiam também na Europa as ideologias racistas. A partir do racismo, líderes e intelectuais europeus classificaram o mundo conforme sua própria medida (ou seja, eurocêntrica): a espécie humana seria dividida entre brancos, negros, vermelhos e amarelos. Nessa formulação racista, os brancos seriam a raça superior, enquanto as demais seriam de algum modo consideradas inferiores. A essa altura, é possível notar como foram vários os processos necessários para que uma visão eurocêntrica se impusesse no mundo todo.
Atividades
1-. Eurocentrismo é uma doutrina que toma a cultura europeia como paradigma, modelo histórico, e por isso uma referência mundial para todas as nações, Europa e seus elementos culturais são o padrão de civilização. Em relação ao Eurocentrismo, das alternativas a seguir marque (V) para as que verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) Pode-se dizer que a colonização, a construção das Américas e o capitalismo moderno são marcos do início do eurocentrismo.
b) ( ) A Europa não impôs ao resto do mundo a sua cultura, sua economia e seu poder militar.
c) ( ) Os europeus “descobriram” o continente americano. Inclusive, o nome “América” advém de Américo Vespúcio, um explorador italiano que supostamente teria chegado primeiro ao continente.
d) ( ) A partir do racismo, líderes e intelectuais europeus classificaram o mundo conforme sua própria medida (ou seja, eurocêntrica): a espécie humana seria dividida entre brancos, negros, vermelhos e amarelos.
e) ( ) Na formulação racista, os brancos seriam a raça inferior, enquanto as demais seriam de algum modo consideradas superiores
Comentários
Enviar um comentário