Eletiva (Música) - 8º B - Prof. Ivanilda - 2º Bimestre


 


2ª atividade de Eletiva 8º ano B - Música

Nome do professor: Ivanilda

Disciplina: Eletiva - Tema Música

Série: 8º B

Quantia de aulas previstas :  04  Aulas

Habilidades trabalhadas: (EF08AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.

                                      : (EF08AR20-B) Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.

                                     Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem: Os parâmetros sonoros.

 Data de entrega da atividade: 27/05/21

 Avaliação : Participação, interesse, clareza, fotos nítidas, entrega da atividade dentro do prazo.

    Meio eletrônico de entrega: whatsapp  (11) 930751378             

    Link para responder a atividade: https://abre.ai/mcfr

    Ou e-mail para entrega: prof.ivanilda@hotmail.com


Os parâmetros sonoros.

 O SOM: Som é tudo o que nossos ouvidos podem perceber por meio de vibração, quer sejam as vozes das pessoas conversando, barulhos, músicas, entre outros. O som possui quatro parâmetros: Altura, Duração, Timbre e Intensidade. Na nossa atividade de hoje iremos focar nos parâmetros: Altura e Intensidade. Altura: É o parâmetro do som que nos permite distinguir sons graves (sons mais “grossos”) e sons agudos (sons mais “finos”). Intensidade: É o parâmetro do som que nos permite distinguir a força de um som, ou seja, sons fortes ou sons fracos. Está diretamente ligado ao volume sonoro.


O som é resultado da vibração de corpos. Essas vibrações se propagam pelo ar, chega aos nossos ouvidos e por fim ao cérebro, que os codificam e nos fazem “entender”.
As principais características do som são INTENSIDADE, DURAÇÃO, ALTURA e TIMBRE.

INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos. É o grau de volume sonoro. A intensidade do som depende da força empregada para produzir as vibrações.

DURAÇÃO – É a propriedade que nos permite distinguir sons longos e sons curtos. Na música o som vai ter sua duração definida de acordo com o tempo de emissão das vibrações.

LOOOOOOOOOOOOOONGO ou CURTO

ALTURA – É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves (som mais “grossos”), médios e agudos (sons mais “finos”). A velocidade da vibração dos objetos é que vai definir sua altura. As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.

TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre diferencia, “personaliza” o som. Por meio do timbre identificamos “o que” está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora produziu o som por causa do timbre.





   
 https://www.youtube.com/watch?v=jQq5ySVC4N4


ATIVIDADE I

 O nosso corpo pode produzir os mais diferentes tipos de sons. Para esta atividade vamos utilizar alguns sons que podemos reproduzir com nosso corpo: Sons de Palmas. Podemos realizar diferentes tipos de palmas, como a palma estrela, palma concha, palma estalada, palma com as costas da mão, dentre outras. Observe as imagens a seguir e tente reproduzir os diferentes tipos de palmas.


Agora tente ordenar de 1 a 4 os tipos de palmas segundo o parâmetro altura, sendo o 

número 1 a mais aguda até o número 4 que seria a palma mais grave.

  1. ______________________
  2. ______________________
  3. ______________________
  4. ______________________

ATIVIDADE II

 Vamos praticar? Execute a sequência abaixo observando os parâmetros Altura e Intensidade 

conforme a legenda abaixo. Se possível, grave a sua apresentação. Legenda: 

  •  SOM PIANO (SOM FRACO) – P 
  •  SOM MEZZO FORTE (SOM MEDIANO; MEIO FORTE) - MF 
  •  SOM FORTÍSSIMO (SOM BEM FORTE) - FF 

Sequência:






   https://www.youtube.com/watch?v=pFaWQhzaBJw


Pesquisar e responder:

  1. Para que estudar teoria musical?
  2. Como escolher um instrumento para estudar?
  3. Todas as pessoas podem cantar?
  4. Qual a idade mais adequada para estudar música?








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