8° A, B e C / HISTÓRIA / PROFA MARLEUSA

ROTEIRO DE AULA DA PROFESSORA MARLEUSA/HISTÓRIA
Nome: Marleusa Moreira Pacheco Thomé
Disciplina: História
Série: 8° ano A – B – C
Quantia de aulas previstas: 04
Habilidades trabalhadas: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões, no contexto das Independências Americanas.
Dia de aula no CMSP: Quarta feira das 11h30 à 12h.
Tema: Processo de Independência na América Espanhola (Haiti)
Recursos materiais: livros didáticos, apostila do aluno, recursos tecnológicos
Data de entrega: 16/06
Avaliação: Somativa, Formativa, Continua, através das atividades.
Meio eletrônico de entrega: e-mail ( professoramarleusa@gmail.com)
Whatsapp: (11 98879-8359)
Horário de atendimento aos alunos: de Segunda a quinta, das 13h às 19h.

HISTÓRIA DA AMÉRICA
Independência do Haiti
Em meio às conturbações que movimentavam a Revolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente. Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão-de-obra escrava do local.
Com o advento da revolução, membros da elite e escravos vislumbram a oportunidade de dar fim às exigências impostas pelo pacto colonial francês. Contudo, enquanto a elite buscava maior autonomia política para a expansão de seus interesses, os escravos de origem africana queriam uma grande execução dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade provenientes da França revolucionária. Em meio a tais contradições, o Haiti se preparava para o seu processo de independência.
Em 1791, uma mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos se uniu com o objetivo de dar fim ao domínio exercido pela ínfima elite branca que controlava os poderes e instituições políticas do local. Sob a atuação do líder negro Toussaint Louverture, os escravos conseguiram tomar a colônia e extinguir a ordem vigente. Três anos mais tarde, quando a França esteve dominada pelas classes populares, o governo metropolitano decidiu acabar com a escravidão em todas as suas colônias.
A essa altura, a população de escravos haitiana já havia lavrado a sua liberdade. Contudo, as lutas responsáveis pela consolidação dessa nova realidade estariam longe de chegar ao seu fim. No ano de 1801, Louverture empreendeu uma nova mobilização que estendeu a liberdade para os escravos da região da ilha colonizada pelos espanhóis, que hoje corresponde à República Dominicana. Nesse período, Napoleão Bonaparte assumia a França e se mostrou contrário a perda desse importante domínio colonial.
 
No ano de 1803, Bonaparte enviou um grande exército que, sob o comando de Charles Leclerc, conseguiu deter Toussaint Louverture. Logo em seguida, o líder revolucionário acabou falecendo em uma prisão francesa. Apesar desse grande revés, os revolucionários haitianos contaram com a liderança de Jacques Dessalines para derrotar as forças do exército francês e, finalmente, proclamar a independência do Haiti. Logo em seguida, Dessalines foi alçado à condição de imperador do novo país.
Somente no ano de 1806, quando Dessalines foi traído e assassinado por Alexandre Pétion e Henri Christophe, o Haiti passou a adotar o regime republicano. O reconhecimento da independência daquele país só aconteceria no ano de 1825, quando o governo francês recebeu uma indenização de 150 milhões de francos. Depois disso, mesmo vivenciando diversos problemas, a notícia da independência no Haiti inspirou a revolta de escravos em diferentes regiões do continente americano.

Atividades sobre o texto Independência do Haiti
1) Marque (V) para verdadeira ou (F) para falso nas alternativas abaixo:
a) ( ) A Revolução Francesa serviu de inspiração no processo de Independência do Haiti.
b) ( ) O Haiti era um grande produtor de açúcar controlado por uma pequena elite branca, mas com mão-de-obra escrava.
c) ( ) A emancipação do Haiti deu-se em função das contradições sociais existentes nessa colônia e configurou-se num movimento de caráter político, econômico e social, visando estabelecer uma nova ordem sobre bases democráticas.
d) (. ) O líder negro TOUSSAINT LOUVERTURE com a mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos conseguiram tomar a colônia e três anos mais tarde é abolida a escravidão em todas as colônias francesas.
e) (. ) Quando Napoleão Banaparte assumiu o poder na França se mostrou a favor da Independência do Haiti e da abolição da escravidão.
2) Após a morte de TOUSSAINT LOUVERTURE, qual o revolucionário vai continuar lutando e descreva como se deu esse processo.
3) PRODUÇÃO TEXTUAL – Elabore um pequeno texto sobre o desfecho das lutas no Haiti por sua independência. Observação: você pode ampliar a sua pesquisa em outras fontes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ILUMINISMO "SÉCULO DAS LUZES" / ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROFESSORA MARLEUSA 8 A B e C

Revolução Industrial/análise de imagens!

Matemática 8º A, B,C , D – Professora: Gilmara Cristina 2ª Atividade do 4º Bimestre 22/11 á 02/12 (Alunos no Remoto)