8ºA,B - Professora: Paula - 3 Atividades do 2ºBimestre - Tema: Sustentabilidade - Data de entrega: 10/06 á 24/06.
PROFESSORA: Paula
DISCIPLINA: Ciências
SERIE: 8º A, B
QUANTIDADES DE AULAS: 4 aulas
HABILIDADES: EF08CI05
AULA NO CMSP: Segunda- feira 11:00 - 11:30
TEMA: Sustentabilidade
RECURSO: Blog da escola , caderno e CMSP
DATA DE ENTREGA : 10/06 á 24/06
DEVOLUTIVA: e-mail paulaperpetuo@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp: 910992532
HORARIO DE ATENDIMENTO: 15:00 ás 18:40
Observação: Copiar o texto e questões no caderno, enviar foto para o e-mail ou WhatsApp
Sustentabilidade (Consumo de Energia Elétrica)
A expansão acentuada do consumo de energia, embora possa refletir o aquecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos. Um deles é a possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia. Outro é o impacto ao meio ambiente produzido por essa atividade. Finalmente, um terceiro, são os elevados investimentos exigidos na pesquisa de novas fontes e construção de novas usinas. Uma das maneiras mais modernas e utilizadas no mundo para conter a expansão do consumo sem comprometer qualidade de vida e desenvolvimento econômico tem sido o estímulo ao uso eficiente. No Brasil, no que concerne à energia elétrica, esse estímulo tem sido aplicado de maneira sistemática desde 1985, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME). Além disso, a legislação também determina que as distribuidoras de eletricidade destinem 0,25% de sua receita operacional líquida a programas e ações que se caracterizem pela eficiência energética. As práticas para estimular o uso eficiente da eletricidade se dividem em dois grupos principais: ações educativas da população e investimentos em equipamentos e instalações.
As primeiras, também desenvolvidas individualmente pelas distribuidoras, marcaram o início da atuação de programas de incentivo, caracterizada pela publicação e distribuição de manuais destinados a orientar os consumidores de diversos segmentos, como residências, comércio, indústria e setor público. Existe também um programa pedagógico junto às escolas do ensino fundamental que promove projetos e cursos técnicos, com o objetivo de formar profissionais com competência específica em eficiência energética. O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade.
Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).
Você tem alguma idéia de quais são os países que mais consomem energia no mundo inteiro? Uma dica: esses dois países juntos são responsáveis por 40% do consumo de todo o planeta! Se você arriscou China e Estados Unidos como palpite, acertou em cheio.
Otimizando o Consumo de Energia Para reduzir o consumo de energia de determinado sistema energético, existem 3 caminhos:
A redução do consumo energético pode ser obtida com medidas como:
Þ Utilização de técnicas de reuso, captação de águas pluviais, pesquisa para autoprodução, instalação de terminais redutores
Þ Substituição de dispositivos de iluminação por outros mais eficientes (lâmpadas eficientes, luminárias com melhor refletância, reatores eletrônicos, sensores de presença, temporizadores, entre outros);
Þ Utilização de sistemas de automação, possibilitando maior produtividade, uma otimização de processos, comunicação entre equipamentos, maior precisão nos dados e controles, aumento de qualidade;
Þ Utilização de iluminação natural e/ou da iluminação artificial somente dentro das necessidades padronizadas;
Þ Adequação de grandezas elétricas como harmônicos e fator de potência às características da operação em questão;
Þ Substituição de insumo energético como energia elétrica por energia solar em caso de aquecimento de água
Þ Reaproveitamento de energia em dissipação em insumo, como por exemplo o uso de energia térmica extraída em processo de aquecimento de ar como insumo para pré-aquecimento de água, etc.
A adoção de medidas dessa natureza, além de trazer benefícios diretos para o usuário (redução de custos, melhoria da competitividade, aumento de produtividade), garante benefícios indiretos tais como melhoria da qualidade de produtos e serviços, redução de custos em manutenção, aumento da vida útil dos sistemas substituídos.
É igualmente benéfica para a sociedade, pois contribui para o desenvolvimento sustentável (utilização de menos recursos naturais e redução de gases de efeito estufa).
Ações Individuais
e Coletivas
Como podemos desenvolver cotidiano para diminuir o ações no nosso consumo de energia?
Þ Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED;
Þ Manter apagadas as luzes de ambientes desocupados;
Þ Em dias quentes, utilizar o chuveiro na posição verão;
Þ Diminuir o tempo de banho;
Þ Não deixar as portas de geladeiras ou freezers abertas por muito tempo;
Þ Não utilizar o aparelho de ar-condicionado em temperaturas muito baixas, entre outros.
Atividades:
1-O que é “Consumo consciente de energia Elétrica”?
2- Quais hábitos devem ser alterados em sua família visando um consumo de energia mais consciente contribuindo com a preservação do meio ambiente?
3- Elabore um cartaz (no caderno) sensibilizando a população sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica.
4- Assinale a alternativa que indica o conceito de Eficiência Energética.
(A) É a facilidade de acesso aos recursos primários energéticos.
(B) Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia.
(C) É o impacto que esses ciclos de expansão econômica têm sobre o consumo local de energia.
(D) É a base de dados histórica do consumo mensal e anual de energia elétrica.
Comentários
Enviar um comentário