Eletiva (Música) - 8º B - Prof. Ivanilda - 2º Bimestre
3ª atividade de Eletiva 8º ano B - Música
Professora: Ivanilda
Disciplina: Eletiva - Tema Música
Série: 8º B
Quantia de aulas previstas : 04 Aulas
Disciplina: Eletiva - Tema Música
Série: 8º B
Quantia de aulas previstas : 04 Aulas
Habilidades trabalhadas: (-EF08AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.
(-EF08AR20-B)
Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e
intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a
percepção musical.
- Tema: Parâmetros sonoros Música
- Data de entrega da atividade:21/06/21
-Avaliação : Participação, interesse, clareza, fotos nítidas, entrega da atividade dentro do prazo.
- Meio eletrônico de entrega: whatsapp (11) 930751378
-Link para responder a atividade: - https://forms.gle/jyNehnvUHBaaLkCu7
-e-mail para entrega: prof.ivanilda@hotmail.com
O SOM: Som é tudo o que nossos ouvidos podem perceber por
meio de vibração, quer sejam as vozes das pessoas conversando, barulhos,
músicas, entre outros. O som possui quatro parâmetros: Altura, Duração, Timbre
e Intensidade. Na nossa atividade de hoje iremos focar nos parâmetros: Altura e
Intensidade. Altura: É o parâmetro do som que nos permite distinguir sons
graves (sons mais “grossos”) e sons agudos (sons mais “finos”). Intensidade: É
o parâmetro do som que nos permite distinguir a força de um som, ou seja, sons
fortes ou sons fracos. Está diretamente ligado ao volume sonoro.
ATIVIDADE I
O fazer musical está muito além do uso de instrumento
convencionais como um piano ou um violão. Através da Percussão Corporal podemos
utilizar o nosso próprio corpo como um instrumental musical. Por meio de
assobios, palmas, estalos de dedos, sapateados, batidas no peito, batidas na
coxa, podemos desenvolver uma verdadeira sinfonia rítmica em movimento. Podemos
observar que a Percussão Corporal está presente em várias culturas e de modo
geral, é uma prática bem presente na cultura popular. Há vários grupos musicais
que se utilizam da Percussão Corporal para se expressarem musicalmente como Barbatuques,
Stomp, Som Catado, entre outros.
a) Veja os links a seguir e os observe atentamente: No primeiro link veremos a gravação de uma das músicas da Trilha Sonora do filme Rio 2 pelo Grupo Barbatuques, no segundo, uma pequena demonstração de como podemos explorar nosso corpo para fazer música:
https://www.youtube.com/watch?v=MW6sp_AXPI0
https://www.youtube.com/watch?v=wFv_C1nsBfo
b) Reveja o vídeo do segundo link e indique dois sons agudos e dois sons graves conforme o parâmetro Altura.
Ex.: agudo: estalos; grave: palma concha.
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
ATIVIDADE II
a) Veja a apresentação do Grupo Perpetuum Jazzile - Africa By jantrost onde o Som da Chuva é sonorizado por meio da Percussão Corporal.
As imagens a seguir nos mostra passo a passo como realizar a sonorização da Chuva conforme a apresentação apreciada anteriormente. Pratique cada um dos passos o quanto necessário
https://youtu.be/GqnBAoXSoGw b)
b) As imagens a seguir nos mostra passo a passo como realizar a sonorização da Chuva conforme a apresentação apreciada anteriormente. Pratique cada um dos passos o quanto necessário.
c) Siga a sequência conforme os exercícios praticados na questão anterior e faça uma prática solo (sozinho) representando a progressão da Chuva.
Grave sua prática e me envia um vídeo
Você pode Também criar qualquer som com o Seu corpo, faça um vídeo curto e me envia.
Sugestões de Links: Fernando Barba – Percussão Corporal
https://www.youtube.com/watch?v=pFaWQhzaBJw Fernando Barba
– Percussão Corporal Pt 2 https://www.youtube.com/watch?v=Za5-W5jJp_U
ATENÇÃO
queridos alunos (as) a sua participação é muito importante
Acompanhe diariamente as aulas no CMSP
Comentários
Enviar um comentário