Eletiva (Música) - 8º B - Prof. Ivanilda - 2º Bimestre

 



3ª atividade de Eletiva 8º ano B - Música

 Professora: Ivanilda

Disciplina: Eletiva - Tema Música

Série: 8º B

Quantia de aulas previstas :  04  Aulas

Habilidades trabalhadas: (-EF08AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.

                                         (-EF08AR20-B) Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.


 - Tema: Parâmetros sonoros Música

 - Data de entrega da atividade:21/06/21

 -Avaliação : Participação, interesse, clareza, fotos nítidas, entrega da atividade dentro do prazo.

 - Meio eletrônico de entrega: whatsapp  (11) 930751378             

 -Link para responder a atividade: https://forms.gle/jyNehnvUHBaaLkCu7

 -e-mail para entrega: prof.ivanilda@hotmail.com


Os parâmetros sonoros.

O SOM: Som é tudo o que nossos ouvidos podem perceber por meio de vibração, quer sejam as vozes das pessoas conversando, barulhos, músicas, entre outros. O som possui quatro parâmetros: Altura, Duração, Timbre e Intensidade. Na nossa atividade de hoje iremos focar nos parâmetros: Altura e Intensidade. Altura: É o parâmetro do som que nos permite distinguir sons graves (sons mais “grossos”) e sons agudos (sons mais “finos”). Intensidade: É o parâmetro do som que nos permite distinguir a força de um som, ou seja, sons fortes ou sons fracos. Está diretamente ligado ao volume sonoro.


ATIVIDADE I

O fazer musical está muito além do uso de instrumento convencionais como um piano ou um violão. Através da Percussão Corporal podemos utilizar o nosso próprio corpo como um instrumental musical. Por meio de assobios, palmas, estalos de dedos, sapateados, batidas no peito, batidas na coxa, podemos desenvolver uma verdadeira sinfonia rítmica em movimento. Podemos observar que a Percussão Corporal está presente em várias culturas e de modo geral, é uma prática bem presente na cultura popular. Há vários grupos musicais que se utilizam da Percussão Corporal para se expressarem musicalmente como Barbatuques, Stomp, Som Catado, entre outros.

 

a) Veja os links a seguir e os observe atentamente: No primeiro link veremos a gravação de uma das músicas da Trilha Sonora do filme Rio 2 pelo Grupo Barbatuques, no segundo, uma pequena demonstração de como podemos explorar nosso corpo para fazer música: 

                       


                                       https://www.youtube.com/watch?v=MW6sp_AXPI0 



                                        https://www.youtube.com/watch?v=wFv_C1nsBfo


b) Reveja o vídeo do segundo link e indique dois sons agudos e dois sons graves conforme o parâmetro Altura.

 Ex.: agudo: estalos; grave: palma concha.

 ______________________________________

 ______________________________________ 

______________________________________

 ______________________________________ 


ATIVIDADE II

 a) Veja a apresentação do Grupo Perpetuum Jazzile - Africa By jantrost onde o Som da Chuva é sonorizado por meio da Percussão Corporal. 

As imagens a seguir nos mostra passo a passo como realizar a sonorização da Chuva conforme a apresentação apreciada anteriormente. Pratique cada um dos passos o quanto necessário



                                                 https://youtu.be/GqnBAoXSoGw b) 


b) As imagens a seguir nos mostra passo a passo como realizar a sonorização da Chuva conforme a apresentação apreciada anteriormente. Pratique cada um dos passos o quanto necessário.




c) Siga a sequência conforme os exercícios praticados na questão anterior e faça uma prática solo (sozinho) representando a progressão da Chuva. 

Grave sua prática e me envia um vídeo

Você pode Também criar qualquer som com o Seu corpo, faça um vídeo curto e me envia.


        Sugestões de Links: Fernando Barba     – Percussão Corporal

 https://www.youtube.com/watch?v=pFaWQhzaBJw Fernando Barba

 – Percussão Corporal Pt 2 https://www.youtube.com/watch?v=Za5-W5jJp_U


ATENÇÃO

queridos alunos (as) a sua participação é muito importante 

Acompanhe diariamente  as aulas no CMSP




Comentários

Mensagens populares deste blogue

ILUMINISMO "SÉCULO DAS LUZES" / ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROFESSORA MARLEUSA 8 A B e C

Revolução Industrial/análise de imagens!

Matemática 8º A, B,C , D – Professora: Gilmara Cristina 2ª Atividade do 4º Bimestre 22/11 á 02/12 (Alunos no Remoto)