2- Estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais,vozes verbais,advérbios etc.).
3- Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.Identificar características de artigo científico,utilizar os links das apostilas para fazer pesquisas e leituras.
Dia da aula no CMSP :
Data da aula: 10/08/2021/Título da aula: Coerência e coesão/Horário da aula: 11h30;
Data da aula: 12/08/2021/Título da aula: ”Recursos persuasivos: Para que te quero? ”/Horário da aula: 10h30;
Data da aula: 13/08/2021/Título da aula: Aula de retomada: Legitimar e reivindicar/Horário da aula: 11h00
Data da aula: 17/08/2021/Título da aula: " Modalizadores e prosopopeia"/Horário da aula: 11h30;
Data da aula: 19/08/2021/Título da aula: “ Você tem usado muito a rede?/Horário da aula: 10h30
Data da aula: 20/08/2021
Horário da aula: 11h00Título da aula: "Fato ou opinião ? Eis a questão
Data da aula: 24/08/2021 Horário da aula: 11h30Título da aula: Entre arte(s) e artistas
Data da aula: 26/08/2021 Horário da aula: 10h30Título da aula: O lugar da arte
Data da aula: 27/08/2021 Horário da aula: 11h00Título da aula: O grafite e o meio
Data da aula: 31/08/2021 Horário da aula: 11h30Título da aula: A mensagem e a intenção
Data da aula: 02/09/2021 Horário da aula: 10h30Título da aula: (In)Formar-se é preciso
Data da aula: 03/09/2021 Horário da aula: 11h00Título da aula: (Re) descobrindo a arte
Data da aula: 07/09/2021
Horário da aula: 11h30Título da aula: Reprise - A mensagem e a intenção
Data da aula: 09/09/2021 Horário da aula: 10h30Título da aula: As vozes no artigo de divulgação científica
Data da aula: 10/09/2021 Horário da aula: 11h00Título da aula: Intertextualidade
Data da aula: 14/09/2021 Horário da aula: 11h30Título da aula: Apropriação Textual
Data da aula: 16/09/2021 Horário da aula: 10h30 Título da aula: O que é bibliografia?
Data da aula: 17/09/2021 Horário da aula: 11h00Título da aula: A linguagem e as suas formas
Data da aula: 21/09/2021 Horário da aula: 11h30Título da aula: Relembrando: O texto de divulgação científica
Data da aula: 23/09/2021 Horário da aula: 10h30Título da aula: Pesquisador das linguagens 1
1 - Tema: Coerência /coesão- modalização /argumentatividade - Ler, de forma autônoma.
2 - Recursos materiais:Internet, as apostilas volume 02( Aprender Sempre e Caderno do aluno),caderno,lápis,borracha.
3 - Material impresso necessário : As duas apostilas volume 02.Internet
4 - Data de entrega da atividade: 24/09/21
5 - Avaliação : Pontualidade na entrega das atividades por e-mail ou pessoalmente durante as aulas,letra legível..Participação e interesse de entregar as atividades que foram pedidas e participação no CMSP também,bem como, caderno em dia.
6 - Meio eletrônico de entrega: reinilderodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
7 - Horário de atendimento aos alunos:13:00 ás 18:35 de segunda àsexta.
Telefone para tirar dúvidas dos alunos sobre as atividades: 11910118278 e 11934762154 whatsapp. segunda á sexta horário comercial sempre quando estiver com sinal e disponível.
Copie no seu caderno toda explicação abaixo:
O que são conjunções?
A conjunção é uma classe de palavras invariável, ou seja, não sofrem alterações quanto ao número (singular/plural), gênero (feminino/masculino) ou grau (aumentativo/diminutivo), que conecta termos e orações com a mesma função sintática. Assim como a preposição, atua apenas como conectivo, pois não exerce nenhuma função sintática. Contudo, são essências para coesão e coerência dos textos.
A depender da relação que determinam, classificam-se em conjunções coordenativas – aquelas que ligam dois termos ou orações que já possuem sentido completo quando aparecem sozinhas – e conjunções subordinativas, que unem uma oração principal a uma outra chamada de dependente. Isso significa que uma serve de base para a construção do sentido total da outra.
Tipos de conjunções subordinativas
Como vimos acima, as conjunções subordinativas são categorizadas em integrantes e adverbiais. No primeiro caso, indicam que a oração dependente completa ou integra o sentido da principal. Elas também introduzem as orações subordinadas substantivas – as que exercem o papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases como sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto.
Exemplos:
Não sei informar se a prova ocorrerá amanhã.
Espero que um dia você volte atrás na sua decisão.
Já as conjunções subordinativas adverbiais introduzem as orações que exercem a função de adjunto adverbial da principal. E, conforme a ideia que expressam, classificam-se em:
Causais
Iniciam as orações que exprimem as causas e/ou motivações de determinado acontecimento exposto na parte principal. Os mais conhecidos são: porque, pois, por isso que, uma vez que, visto que, já que, porquanto, como, desde que, etc.
Exemplos:
Carlos deixou o emprego porque conseguiu uma bolsa de estudos na Europa.
Como estava atrasada para a aula, decidi pegar um táxi.
Não irei viajar de carro no final de semana, pois está na oficina.
Concessivas
São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
Exemplos:
Embora o número de casos de Covid-19 tenha crescido no Brasil, muitas pessoas deixaram a quarentena.
Quando fui visitá-la estava claro, ainda que já passasse das seis da noite.
Apesar da aprovação no concurso público, Maria não foi convocada.
Condicionais
Introduzem as orações que apontam uma hipótese ou condição para que a ação da principal possa ser efetuada. As principais são: se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que, exceto se, etc.
Exemplos:
Se eu conseguir passar no vestibular, vou estudar Oceanografia.
Ligue para o veterinário, caso o seu gato ainda precise de cuidados.
Juliana não irá ao trabalho hoje, a não ser que apareça demandas de urgência.
Conformativas
São aquelas que começam uma oração que transmite a ideia de concordância, aprovação diante do que está sendo dito pela principal. Fazem parte desta categoria: conforme, segundo, como, consoante.
Exemplos:
Segundo dados da pesquisa divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego chegou a 13,8% no Brasil.
Conforme especialistas, crianças que não dormem bem estão mais expostas a riscos de obesidade e depressão.
Parece que a aula ocorreu como a professora havia planejado.
Comparativas
As conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma correspondência, um paralelo em relação a oração independente. São elas: como, assim como, como se, bem como, que nem, que e do que (precedido de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tal qual, etc.
Exemplos:
Estou mais animada hoje do que semana passada.
Pedro caiu da bicicleta como se tivesse levado um empurrão.
Ela chorou tal qual uma criança quando perdeu seu relógio.
Consecutivas
Conjunções que apresentam uma consequência, o resultado de algo que foi declarado na oração principal. Entre as principais estão: que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que, de maneira que, tamanho, de forma que, de sorte que, de tal forma, etc.
Exemplos:
A surpresa foi tamanha que a levou ao desmaio.
A festa estava tão barulhenta que chegou a incomodar os vizinhos.
As aulas presenciais foram suspensas, de modo que os alunos tiveram que estudar de casa.
Finais
Presentes em frases que expõem uma finalidade, ou seja, o propósito pela qual a ação contida na oração independente está sendo feita. São elas: para, para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que.
Exemplos:
Todos reviram os textos para que não houvesse erros.
Caminho e pedalo todos os dias a fim de manter minha saúde.
Tirei uma semana de folga para ter um descanso no final do ano.
Proporcionais
Introduzem as orações subordinadas cujos acontecimentos são simultâneos, quando uma ação acontece no mesmo momento que uma outra, também ressaltando a sua intensidade. Neste grupo incluem-se: à proporção que, ao passo que, à medida que, quanto mais, quanto menos, enquanto, etc.
Exemplos:
Quanto mais você estuda, maiores são as chances de conseguir um bom emprego.
Os alimentos ficam mais caros à medida que o tempo passa.
Não gostava de cenoura, quanto menos de quiabo.
Temporais
Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.
Exemplos:
Desde que você foi morar longe, sua mãe não para de chorar.
Gostei daquela roupa assim que a vi na vitrine.
Sempre que ele vem, chega repleto de presentes.
Responda o que é um Texto de Divulgação científica ?
CHARGE SOBRE O ILUMINISMO Iluminismo O que seria o iluminismo? De acordo com qualquer dicionário “ movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, esp. o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII. A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade. As ideias iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como "Século das Luzes", Os iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime. Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica rac...
Blog *Roteiro de aulas* Nome da professora: Prof. Marleusa Disciplina: História Série destino: 8° A, B e C Quantia de aulas previstas: 8 aulas Habilidades trabalhadas: Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Dia da aula no CMSP: Quarta feira 11h30 ao 12h 1 - Tema: Revolução Industrial 2 - Recursos materiais: Atividades online: Vídeos, Questões objetivas, análise de imagem e produção textual. 3 - Material impresso necessário: 4 - Data de entrega da atividade: 30/04 5 - Avaliação: Somativa, Formativa e continua. 6 - Meio eletrônico de entrega: Email (professoramarleusa@gmail.com) e Whatsapp ( 11 98879-8359) 7 - Horário de atendimento aos alunos: de Segunda a quinta, das 13h00 às 19h00. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL HISTÓRIA GERAL A Revolução Industrial teve início de maneira pioneira na Inglaterra, no século XVIII, e causou grandes transformações nas relações de trabalho e no sistema de produção. ...
Matemática 8º A, B,C , D – Professora: Gilmara Cristina 2ª Atividade do 4º Bimestre 22/11 á 02/11 - CMSP – Central de Mídia São Paulo TV Cultura Canal Aberto Aulas Realizadas na semana do dia 11/10 e 13/10 EF08MA11: Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes. EF08MA10: Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Aulas : 6 aulas por semana. Avaliação: através da participação, interação e pontualidade na entrega da atividade. Recursos Didáticos : caderno aprender sempre, vídeos CMSP, lápis, caneta, borracha e celular para foto e envio da atividade. As Respostas podem ser enviadas somente no e-mail: gilmaracristina@prof.educacao.s...
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